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Perguntas Frequentes

Selecionamos as informações mais importantes sobre os certificados digitais, suas funcionalidades, mídias e nossos processos de compra, agendamento e instalação. Caso você não encontre a resposta para sua dúvida, entre em contato conosco.



Qual devo escolher?

1. Devo comprar o A1 ou A3?

Os certificados digitais possuem níveis de segurança diferentes. O certificado tipo A1 que significa - assinatura nível de segurança 1, é instalado diretamente no computador e o certificado tipo A3 que significa- assinatura nível de segurança 3 é instalado em dispositivos criptográficos: Cartão ou token.

Sempre prefira o certificado instalado no token ou cartão (A3), porque é mais seguro uma vez que a tecnologia não permite cópias.

Para uso de pessoas jurídicas, em alguns casos, o certificado indicado por ser o certificado tipo A1, mas essa orientação deve ser dada pelos técnicos que administram seus sistemas particulares.

2. e-CPF

O e-CPF foi concebido para a comunicação eletrônica entre Pessoas Físicas e a Receita Federal do Brasil, mas seu uso não é exclusivo para este fim. O e-CPF é um certificado digital de assinatura e os documentos eletrônicos assinados com este certificado digital têm a mesma validade jurídica e legitima dos documentos impressos assinados de forma manuscrita.

O e-CPF além de assinar documentos eletrônicos pode ser utilizado como um fator de identificação/autenticação para acesso a sistemas eletrônicos como os serviços oferecidos pelo governo federal na internet: programa e-CAC, da Receita Federal do Brasil e o programa Conectividade Social para FGTS.

3. e-CNPJ

O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre Pessoas Jurídicas e a Receita Federal do Brasil, mas seu uso não é exclusivo para este fim.

Com o e-CNPJ é possível, por exemplo, acessar o sistema Conectividade Social para FGTS e assinar documentos eletrônicos.

4. NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, é um Certificado Digital criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária para a emissão e gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas.

5. CT-e

Os Certificados Digitais CT-e - Controle de Transporte Eletrônico tem como funcionalidade exclusiva a emissão da Nota Fiscal para empresas de transporte de cargas.

6. Quais são as diferenças entre o Certificado Digital NF-e e o Certificado Digital e-CNPJ?

O e-CNPJ é utilizado para o relacionamento do programa Conectividade Social, para acesso ampliado ao site da Receita Federal e em outras instituições públicas e privadas. Já o certificado NF-e é aplicado exclusivamente para a emissão da nota fiscal eletrônica.

Outra diferença é a titularidade. O responsável pelo Certificado Digital e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto à Receita Federal do Brasil. No caso do certificado NF-e, os funcionários e sócios que emitem notas fiscais eletrônicas podem ter um certificado para cada usuário. Nos certificados NF-e constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão.

Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica, porém, não é indicado para empresas em que o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir as notas fiscais eletrônicas.

Como comprar

1. Quais são as formas de pagamento existentes?

Você pode pagar com cartão de Crédito ou Boleto bancário.

Ao optar pela forma de pagamento, observe os prazos para agendamento da sua validação.

Pagamento por cartão de crédito, agendamento após 1 dia.

Se o pagamento for realizado via boleto bancário, é imprescindível aguardar dois dias úteis para agendar a validação presencial.

2. Como comprar apenas os hardwares: cartão inteligente, token e leitora?

Clique aqui para comprar e após confirmação de pagamento, retire em nosso escritório: Av Nove de Julho, 3229 - Sala 1.406 - São Paulo

Aguarde um dia útil se você pagou com cartão de crédito e três dias se você pagou por meio de boleto bancário.

Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento à Certisign e quando a Digiblu poderá lhe entregar a mídia.

Observe os horários de funcionamento do escritório:
Se segunda a sexta-feira de 08h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00h.
Para sua comodidade entre em contato conosco e confirme sua visita.

3. Por que preciso de uma Leitora?

Se você optou por um certificado digital tipo A3 armazenado em um cartão criptográfico você precisa de uma leitora para que seu computador possa ler o certificado Digital.

4. Como obter uma leitora, cartão ou token sem comprar o certificado?

Entre em contato conosco clique aqui

5. Quando posso retirar meu cartão, token ou leitora?

Se pagou com cartão de crédito, aguarde um dia útil para retirar

Se pagou por meio de boleto bancário, aguarde dois dias úteis para retirar seu cartão, leitora ou token na Digiblu.

Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento à Certisign.

Como validar

1. Por que preciso validar presencialmente o meu Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento de identificação com valor equivalente à Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira Profissional de Classe. Para a emissão destes documentos, se faz necessário o comparecimento do titular para a comprovação de identidade, assim como ocorre com o Certificado Digital.

2. Quais os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado Digital?

Acesse abaixo os documentos/comprovantes necessários para realizar a validação do Certificado:

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

3. O que é validação presencial?

A validação presencial é o momento em que o titular do Certificado Digital se apresenta munido de documentos e comprovantes a um agente de validação do Âmbito ICP- Brasil.

4. Por que é necessário agendar a validação presencial?

O agendamento é fundamental para a segurança e conforto de nossos clientes, pois na Digiblu priorizamos o atendimento personalizado e particular.

5. Como é feito o agendamento da validação presencial?

Existem duas maneiras de realizar a validação presencial para a emissão do Certificado Digital: No escritório da Digiblu, Av. Nove de Julho, 3229 - Sala 1.406 ou em local de sua escolha. Entre em contato para fazer o orçamento e agendar.

6. É possível utilizar um comprovante de residência em nome de uma pessoa da minha família?

Não. A normativa que regula a atividade da Certificação Digital do Brasil não permite.

7. Quando devo agendar a validação?

Você deve agendar sua validação logo após sua solicitação, mas atenção quanto a data a ser agendada:

Se pagar com cartão de crédito agende um dia após o pagamento e se for por boleto bancário você deve agendar após 48 horas, tempo necessário para que o banco nos comunique o pagamento.

8. Em caso de cancelamento ou remarcação da validação, qual é o procedimento adequado?

Se sua validação agendada seria realizada em um posto de validação você pode entrar em contato conosco para remarcar ou cancele e remarque on-line em nosso site.

No caso da validação em local determinado por você entre em contato com a Digiblu diretamente. Clique aqui.

9. A validação presencial pode ser feita em outro local?

Realizamos a validação presencial em nosso escritório localizado na Av. Nove de Julho, 3229 - Sala 1.406 e para sua comunidade vamos até você em qualquer lugar da cidade de São Paulo e no exterior. A validação em nosso escritório é gratuita e em caso de descolamento consulte a disponibilidade e orçamento.

Cidade de São Paulo e exterior: Solicite um contato ou Agende uma validação
Demais localidades ligue: 0300-789-2378

10. É possível realizar a validação presencial fora do Brasil?

Sim. Realizamos a validação em outros países. Para o agendamento e orçamento desse serviço entre em contato diretamente com a Digiblu. Clique aqui.

11. Existe algum custo para realizar a validação presencial em meu escritório ou residência?

Sim. Entre em contato com a Digiblu e solicite um orçamento prévio para a realização do serviço. Clique aqui.

12. É aceito algum tipo de procuração durante o processo de validação do Certificado Digital

Consulte aqui a página de documentação necessária.

13. Existe algum custo para realizar a validação presencial no escritório da Digiblu?

Não. A validação presencial em nosso escritório que fica na Av. Nove de Julho, 3229 - Sala 1.406 é gratuita.

Instalação

1. Aonde encontro os drivers para habilitar o funcionamento da leitora?

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da Certisign.

e-mail sac@certisign.com.br
chat atendimento on-line
telefones são paulo: 3478-9444 e demais localidades: 0300-789-2378

2. Aonde encontro os drivers para instalação do Token?

Baixe no link a seguir o driver para habilitar o funcionamento do seu token

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da Certisign.

e-mail sac@certisign.com.br
chat atendimento on-line
telefones são paulo: 3478-9444 e demais localidades: 0300-789-2378

3. Como instalar meu certificado digital tipo A1?

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da Certisign. Eles vão lhe orientar na emissão do certificado, na preparação da sua máquina e no teste do certificado.

Caso tenha dificuldade, entre em contato diretamente com o SAC da Certisign.

e-mail sac@certisign.com.br
chat atendimento on-line
telefones são paulo: 3478-9444 e demais localidades: 0300-789-2378

Renovação

1. Qual é o período de vigência do meu Certificado?

A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes da Certisign, desde que esteja conectado/instalado no computador.

2. É necessário renovar o meu Certificado Digital?

Sim. O Certificado Digital é um documento que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, etc.

3. Não validei o meu certificado anterior na Digiblu, posso fazer a renovação com vocês?

Sim, você pode escolher a Digiblu para fazer a validação do seu Certificado Digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco.

4. Sempre que meu certificado digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validade eletrônica?

Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.

5. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

Renovação com validação eletrônica: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.

Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

6. Para que serve a senha de renovação?

Essa senha é necessária para emissão da renovação do Certificado Digital. A criação desta senha é solicitada durante o processo de renovação. SE você não se lembrar terá que fazer a renovação presencialmente.

Outras

1. Como comprar uma leitora, token ou cartão?

Para utilizar o seu Certificado Digital, tipo A3, é necessário adquirir uma mídia avulsa (Token/Cartão Inteligente), o pagamento, aguarde dois dias úteis para retirar a mídia no Ponto de Atendimento escolhido durante o processo de compra, caso o pagamento tenha sido efetuado por meio de boleto bancário. Ou aguarde um dia útil caso o pagamento tenha sido efetuado por meio de cartão de crédito. Estes são os períodos em que o banco e/ou administradora de cartão de crédito confirmam o pagamento à Certisign.

2. Estou com dificuldade para emitir e usar meu certificado digital. O que devo fazer?

Você deve entrar em contato diretamente com a equipe de suporte técnico da Certisign. Eles vão lhe orientar na emissão do certificado e na preparação da sua máquina para utilizar seu certificado digital e lhe acompanham durante o teste do certificado.

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC Certisign
São Paulo: 11 3478-9444
Demais localidades: 0300 -789 - 2378

3. O que significa padrão V2?

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, desde janeiro de 2012, emite Certificados Digitais no novo padrão V2. São Certificados Digitais tecnologicamente mais avançados que a versão anterior, pois passaram de 1.024 para 2.048 bits.

As mídias da versão anterior V1 não suportam a capacidade computacional do novo padrão V2. Desta forma, é necessária a aquisição de uma nova mídia. A maioria dos Certificados Digitais a serem renovados foram emitidos antes de 2.012 e, portanto, terão que ser renovados em uma nova mídia criptográfica padrão V2.

4. Dúvidas sobre Certificado Digital ICP-Brasil nos aspectos técnicos e jurídicos?

Consulte o site do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e nos links abaixo você encontrará a lista de perguntas frequentes sobre Certificado digital ICP-Brasil.

- Sobre Certificação Digital
- ICP-Brasil

Problemas com a instalação no MAC ?

Para obter mais informações e ajuda com a instalação do seu certificado digital no MAC.
Clique aqui
Downloads

Drivers necessários para instalação da sua leitora, token e as cadeias de autoridade certificadora.

Teste seu certificado

Para testar o seu Certificado Digital clique aqui e você será direcionado para a central de testes da Certisign.

2ª via do boleto

2ª via do boleto de compra, preencha os campos solicitados com o e-mail e senha cadastrados durante a solicitação.

Está em dúvida? ligue para digiblu: 11 3057-3958

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